Quem sou eu

quarta-feira, 22 de março de 2023

VIAGEM NO TEMPO. É POSSÍVEL?

Por Ricardo R. Barros


O tema é muito fascinante, e tem sido alvo de vários posicionamentos. Uns mais otimistas e outros menos. Não vamos aqui entrar nas afirmações e teorias feitas pela ciência material, ou do mundo terrestre. Essas, podem ser pesquisadas na internet, e cada um pode tirar as suas conclusões. Não é nosso propósito discuti-las. O que aqui nos propomos a tratar será sobre a visão espírita a respeito da viagem no tempo.

Para tratar dessa questão, com relação à posição do Espiritismo, precisamos refletir acerca de duas situações: a primeira é a de se viajar para o passado ou para o futuro. A segunda é sobre "assistir fatos do passado ou do futuro". 

Vejamos a questão sobre se viajar até o passado ou para o futuro. 

Sobre viagens ao passado:

Segundo os Espíritos nos ensinam, um Espírito ou individualidade não pode ocupar mais de um corpo simultaneamente, e nem pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Logo, por mais que esse tema seja interessante e atraente, a viagem ao passado não é possível. 

Vou dar um exemplo para ilustrar: digamos que eu, Ricardo, que nasci na década de 60, de alguma maneira volto no tempo para a década de 60 ou acima dela. Isto não seria possível, pois eu estaria encarnado nessa época. Mesmo que eu não encontrasse comigo mesmo, ainda assim estaria encarnado. 

Outra situação: digamos que Ricardo volte ao passado algumas dezenas de décadas antes dos anos 60, que foi a que ele reencarnou como Ricardo. É possível? Não! Isso porque Ricardo poderia estar encarnado, com outra personalidade, ou estar no plano espiritual, desencarnado. Neste caso, ele não poderia estar no plano físico, como Ricardo, e estar no plano espiritual ao mesmo tempo. Resumindo: nenhum de nós podemos voltar ao passado. 

Essas leis e condições se aplicam também aos Princípios Espirituais, que também são individualidades. 

Um determinado Princípio Espiritual, esteja ele animando um animal, uma planta, ou que esteja estagiando no reino mineral, também não pode ocupar mais de um lugar, no tempo e no espaço, de forma simultânea. Portanto, esse Princípio espiritual que esteja no tempo presente, não pode retornar ao tempo passado. Mesmo que ele se encontre no plano espiritual, ainda assim não será possível. 

Em resumo: Apesar de muitos de nós termos esse desejo de poder viajar no tempo, e ir até o passado, nesse caso específico, de acordo com as leis divinas não será possível. Apenas objetos inanimados, que não são Princípios Espirituais ou Espíritos, podem realizar essa façanha, desde que haja meios para isso, claro. Supondo existir uma máquina do tempo que viaje ao passado, eu poderia enviar, através dela, um livro, uma caneta, um relógio, enfim, algo que não fosse animado por um ser espiritual.

Precisamos entender que nós, enquanto seres humanos encarnados, não temos um Espírito ligados ao nosso corpo. Nós é que somos um Espirito ligado temporariamente a um corpo físico. Somos todos, individualidades que, a cada encarnação, assume uma personalidade diferente. Já tivemos diversas personalidades, e, com toda certeza, ainda teremos outras tantas, mas a individualidade, ou seja, o Espírito, que é o que somos, esse será sempre único. É comum as pessoas falarem coisas do tipo: "o meu Espírito se desdobrou; meu Espírito se desligou do corpo; meu Espírito foi ao futuro"; e outras similares, como se fossemos dois seres distintos: um ser que é o corpo físico e outro ser que é o Espírito. Isso não existe. Somos uma coisa só. Um Espirito que está, temporariamente, ligado a um corpo físico. Seja por vício de linguagem ou por desconhecimento, a verdade é que não foi o nosso Espírito que realizou algo. Fomos nós, que somos esse Espírito citado, que fizemos alguma coisa.

Digamos que alguém indague: "e se existir um multiverso? Uma realidade paralela? Nesse caso, poderiam existir N Ricardos em realidades diferentes. Aí sim, seria possível o Ricardo dessa realidade viajar para o passado, e encontrar outro Ricardo de uma outra realidade". 

Para responder a essa indagação, eu diria que, mesmo que isso fosse possível, mesmo existindo diversas realidades, iríamos incorrer no mesmo problema. Não poderia haver mais de um Ricardo em outras realidades, pois teríamos um mesmo Espírito ocupando mais de um lugar ao mesmo tempo. A não ser que cada Ricardo fosse um Espírito diferente. Mas aí não seria a mesma individualidade. Não seria o mesmo Ricardo.

Por mais que se deseje encontrar uma solução para essa questão, ela não existe. Na minha visão, a única forma de uma pessoa viajar no tempo, e retornar ao passado, seria se Deus modificasse as suas leis. E como todos nós sabemos, as leis de Deus são imutáveis.

CONCLUSÕES:

De acordo com o que aprendemos com o Espiritismo, todas essas teorias de viagens ao passado; de paradoxos; da existência de universos simultâneos, onde existiriam "cópias" de uma mesma pessoa; ou de realidades paralelas, onde em cada linha do tempo existiria uma mesma pessoa, só que transitando por destinos e caminhos diferentes; a possibilidade de se criar curvaturas no tempo, criando assim loops temporais, e com isso tornar possível retornar no tempo; além de tantas outras teorias, todas elas, sem exceção, não passam de sonhos; não passam de ficção; não passam de um desejo sublime que o ser humano possui de poder ir além dos seus limites. As leis universais não dão segundas chances para ninguém. Não podemos desfazer as ações do passado. Principalmente se essas ações forem erros cometidos. O que podemos fazer é nos prevenir para não errarmos. 

Sobre viajar para o futuro:

Com relação a viagens ao futuro, logo de antemão, não esbarraríamos com o problema de um mesmo Espírito estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, seja ocupando um corpo físico ou não. Voltando ao nosso exemplo, se eu, Ricardo, pudesse viajar no tempo, digamos, 100 anos na frente, ao século 22, como eu estou encarnado aqui, em 2023, não estaria ocupando mais de um lugar ao mesmo tempo. Portanto, em teoria, isso seria possível. Contudo, segundo a nossa ciência, e de acordo com as teorias existentes, isso ainda está muito longe de ser possível. Se é que um dia será.

Não podemos esquecer que somos Espíritos encarnados. Logo, temos um corpo físico. E se temos um corpo físico, ele, como matéria, está subordinado às leis que regem a matéria, ou seja, para que se possa viajar ao futuro, caso seja possível, nossos corpos físicos deverão cumprir as normas que todos os corpos materiais devem obedecer. Eles deverão atender aos mesmos requisitos.

Quanto a questão de se ir para o futuro, teoricamente, não existe problemas. Entretanto, ainda não temos tecnologia para isso, e por mais que o ser humano sonhe com essa possibilidade, caso alguém descubra uma maneira de realizar essa façanha, não será em curto período. E isso se realmente se conseguir realizar esta viagem.

Outra questão que torna este tipo de viagem ao futuro bastante improvável, é sobre a nossa moralidade. Será que Deus vai mesmo permitir que seres inferiores e ignorantes como nós ainda somos, no grau evolutivo em que nos encontramos, possamos realizar tal proeza? Acho muito improvável. Senão vejamos, qual de nós, ao ir ao futuro, não se sentirá tentado a ver as dezenas da "mega-sena da virada" por exemplo, e ao voltar fazer a aposta, com o propósito de enriquecer? Qual de nós resistirá à tentação de ver algo desagradável que irá acontecer com um ente querido nosso, e não querer impedir? Percebem que existem inúmeras situações desse tipo? Imperfeitos como somos, ainda presos ao egoísmo e ao orgulho, não saberíamos como lidar com essas situações. Este é maior de todos os problemas que nos impedem de realizar viagens no tempo.


 Vejamos agora, sobre a questão de: Assistir a eventos que ocorreram no passado ou que ocorrerão no futuro:

Eventos do passado:

Os Espíritos superiores nos ensinam que todos os mundos, sejam eles espirituais ou físicos, são feitos e envolvidos pelo Fluido Cósmico Universal. Todas as ações; todas as ideias; todos os pensamentos, ficam impressos nesse fluido. Esses registros são gravados com imagem e som, e ficarão arquivados para sempre. É possível se acessar esses registros e assisti-los, como se fosse um filme em uma tela de cinema. As restrições para isto não serão discutidas aqui. Mas que é possível é.

Da mesma forma, nós como individualidades, somos um conjunto de personalidades já vividas, além da atual que estamos vivendo. Todas as experiências; todos os conhecimentos; todas as informações relacionadas às nossas vidas anteriores e atual, se encontram arquivadas em nosso perispírito, para serem integradas, em um futuro distante, à nossa essência espiritual ou Espírito. É assim que, pelo processo de regressão de memória, podemos acessar determinadas existências anteriores, onde éramos outra personalidade. Hoje, eu não sou Ricardo! Eu estou Ricardo. Ontem, eu poderia ser João ou Maria, e pela regressão de memória, poderia acessar a vida que tive como João ou como Maria.

Seja qual for a situação, ou seja, tanto para se ter acesso às imagens gravadas no Fluido Cósmico, ou para se ter acesso às memórias de outras existências, é necessário termos autorização dos Espíritos superiores, e haver uma importante necessidade para isto. 

Eventos do futuro:

Todos nós sabemos que algumas pessoas podem, através da mente, ou em um processo de desdobramento, como no caso dos clarividentes, ir até um tempo futuro e presenciar fatos existentes naquele tempo. É possível sim, nesses casos, que essas pessoas retornem dessas viagens, retendo algumas, ou até mesmo todas as informações colhidas nessas viagens temporais. Entretanto, pessoas com essa capacidade, são raras. Alguns de nós, em determinadas situações, até podemos realizar esse feito, mas, dificilmente conseguimos recordar ou, só recordamos aquilo que nossos superiores permitem, e com uma finalidade muito séria. Nessas situações, foram feitas viagens ao futuro. Só que não através de máquinas do tempo, mas sim, pela condição anímica, que todos nós possuímos, em graus diferentes. Em todos os casos, haverá sempre a necessidade de termos autorização para isto.

Somos seres que já evoluímos bastante, em termos de inteligência, e ainda iremos evoluir muito mais. O conhecimento é infinito. Entretanto, a nossa moralidade ainda se encontra muito aquém do que deveria. Sem ela, só podemos nos contentar com o que temos, até a presente data, e dar graças a Deus por isso. Sejamos pacientes. Se nós, como seres encarnados, habitando um mundo muito abaixo, ainda, das escalas superiores da evolução espiritual, já conseguimos tantas coisas, imagine como Espíritos libertos da matéria, o que não poderemos fazer. Caminhemos com paciência, prudência, respeito e amor. Somos seres infinitos. Para que tanta pressa?






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.